Uma usina solar flutuante é uma central geradora de energia movida pela luz do sol, porém instalada sobre a superfície da água. O objetivo de uma usina solar flutuante em alguns casos é produzir energia para o bombeamento de água que será destinada a agricultura.
A energia produzida por esse tipo de usina também contribui para a diminuição da taxa de evaporação dos reservatórios e até para a redução da proliferação de algas, em decorrência do sombreamento. De acordo com a EPE, o investimento em usinas solares sobre espelhos d’água chega ainda a ser 18% maior do que a produção fotovoltaica em terra.
Nas usinas flutuantes isso não acontece pois a proximidade com a linha d’água resfria os módulos, que obtém maior desempenho e geram mais energia. Esse tipo de usina é utilizada apenas em projetos de geração centralizada, ou seja, para a produção de grandes cargas de energia.
Usinas flutuantes em reservatórios de hidrelétricas possuem a grande vantagem de aproveitar a infraestrutura já existente de subestação e transmissão, reduzindo os custos de ligação à rede.
Dessa forma, é possível criar um sistema híbrido de geração de eletricidade (solar e hídrico), além de otimizar toda a operação da usina.
Informações: Get Power Solar