A energia solar fotovoltaica é produzida pela captação da luz do sol e conversão da mesma em energia elétrica, através das células fotovoltaicas, que são normalmente compostas de silício, material semicondutor que compõem os módulos fotovoltaicos e o segundo elemento mais abundante na crosta terrestre.
É uma fonte de energia renovável e limpa, que é obtida através dos painéis e transformada de corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA) pelo inversor fotovoltaico (um conversor elétrico), para que os aparelhos eletroeletrônicos possam usá-la normalmente.
A palavra ‘Fotovoltaica’ originou-se da união da palavra Phos (que significa “luz”, em grego), com a palavra Volt (unidade de força eletromotriz), derivada do sobrenome do físico italiano Alessandro Volta.
Desde 1839 que o físico francês Alexandre Becquerel havia descoberto que a luz solar possuía a capacidade de gerar eletricidade. Mas, o primeiro sistema foi apresentado apenas 115 anos depois, pelo engenheiro americano Russell Shoemaker Ohl, criador das primeiras células fotovoltaicas, em 1954.
Lançado ao espaço em 1958, o satélite Vanguard I foi o pioneiro no uso de energia solar.