Muito útil na limpeza da sujeira dos módulos, a chuva é um elemento importante na manutenção de um sistema fotovoltaicos. Já em relação ao desempenho do equipamento, podemos considerá-la um empecilho enorme.
A geração de energia solar em dias nublados é possível, mas numa quantidade inferior se comparada a de um dia ensolarado, e não pode ser considerada desprezível. Como sabemos, os módulos fotovoltaicos funcionam com a incidência de luz. Dessa maneira, por mais fracos que sejam os raios luminosos, é o suficiente para gerar energia, pois eles são absorvidos pelos painéis de forma difusa, indireta.
Quando o dia está nublado, os painéis diminuem a produção, mas continuam trabalhando. Essa redução não é exclusivamente por conta da chuva, e sim pela diminuição na irradiação, que é uma das consequências do clima úmido. O sistema só para de gerar energia se a chuva estiver muito intensa e as nuvens muito carregadas.
Podemos considerar que o melhor momento de produção de energia solar fotovoltaica é no verão, entre os meses de dezembro e março.