O inversor fotovoltaico é um elemento muito importante numa usina solar fotovoltaica. O equipamento é responsável por transformar a corrente alternada gerada em corrente contínua, que é de baixa tensão. O papel do inversor é converter esta corrente elétrica, estabilizando-a de forma que os aparelhos elétricos e eletrônicos possam usá-la nas residências, no comércio e na indústria.
Cada tipo de inversor possui uma particularidade:
1) Inversor ‘On Grid’
Funciona conectado à rede da concessionária.
O excedente de energia produzido é injetado na rede da distribuidora e retorna em forma de créditos, sem necessidade de armazenamento em uma estrutura física.
Caso falte energia, o inversor desliga instantaneamente e só volta a funcionar após o fornecimento ser restabelecido.
2) Inversor ‘Off Grid’
Bastante utilizado na zona rural e em regiões sem acesso à estrutura de distribuição da concessionária, este tipo de equipamento não está conectado à rede da geradora.
É um sistema de geração independente, que utiliza baterias para armazenar a energia produzida pelos módulos fotovoltaicos e usar durante a noite, quando não há produção. As baterias são recarregadas ao longo do dia.
3) Micro inversor
O micro inversor é um inversor compacto, que foi dimensionado para módulos individuais e consegue fazê-los funcionar independentemente.
Funciona em uma tensão mais baixa.
É possível ter painéis com orientações diversas, sem que nenhum deles afete a produção de energia do outro.
Além disso, não há incompatibilidade nem limitação de módulos conectados em série.